Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Movimentum - Arte e Cultura

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura

01
Abr07

"DezSete" - Lançamento na Junta S. M. Infesta

zeca maneca




Foi assim que começou a sessão de lançamento da Antologia DezSete no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta, uma aposta da Junta e um desafio da Edium Editores a publicá-la.


Um salão cheio de amigos, conhecidos e amantes da poesia aplaudiu os poetas que ajudaram a construir a "Antologia DezSete": António Durval, Conceição Paulino, Daniel Gaspar, Maria José Rocha, Maria Mamede, Teresa Gonçalves e Vítor Carvalhais.





O Presidente da Junta da Freguesia de S. Mamede Infesta (foto acima),  Sr. António Mendes, abriu a sessão, salientando o orgulho que sentiu com estes poetas que "(...) estão intimamente associados a uma casa mamedense que há dezena de anos fomenta e divulga a poesia. Todos eles têm o mesmo cordão umbilical às Noites de Poesia do Flor de Infesta que reconheço como um forte contributo para que esta cidade seja culturalmente mais rica. (...).





Seguiu-se no uso da palavra o Sr. Jorge Castelo Branco, pela Edium Editores, que elogiou os poetas que contribuíram para que esta Antologia viesse a dignificar o concelho de Matosinhos e, em particular, a cidade de S. Mamede Infesta.





Foi, então, que os poetas se apresentaram e disseram, cada um deles, dois poemas. Na foto acima António Durval faz a sua apresentação, enquanto a filha de Daniel Gaspar o escuta com atenção.





Amílcar Mendes, declamador e homem de teatro, disse alguns poemas de António Durval e Daniel Gaspar.
Carlos Andrade, músico e cantor que muito apreciamos, encantou-nos com algumas interpretações de poemas por si musicados, dos poetas Maria Mamede, Teresa Gonçalves, António Durval, entre outros.





Conceição Paulino (foto acima) deliciou-nos com a interpretação de poemas seus.




A filha de Daniel Gaspar (foto acima) traçou-nos, comovida, o perfil do pai.




Maria José Rocha (foto acima), a benjamim deste grupo de poetas, leu-nos dois poemas seus incluídos na Antologia.




Maria Mamede (foto acima), uma senhora já subejamente conhecida no mundo da poesia, interpretou-nos como ela sabe, dois belos poemas da sua autoria... a Maria José, como todo o público presente, ouviu-a com agrado e delícia.




Teresa Gonçalves (foto acima), outra senhora do mundo da poesia, declamou-nos com vigor dois poemas da sua autoria.




Vítor Carvalhais (foto acima) terminou esta sessão de apresentação da Antologia DezSete, com dois poemas seus, dando-lhes mais vida com a sua forma peculiar de ler poesia.


E assim se passou uma noite dedicada à Arte, à Poesia e, sobretudo ao encontro de poetas, amigos e amantes da poesia.


José Gomes






1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D