Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Movimentum - Arte e Cultura

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura

10
Abr07

Parabéns, Noites de Poesia em Vermoim!

zeca maneca


Parabéns, Noites de Poesia em Vermoim!

 

Um encontro com a poesia, numa noite de Primavera


 
 

 

Foi este o programa distribuído na sexta-feira, 9 de Abril de 1999. Com ele iniciamos a primeira Noite de Poesia em Vermoim.

 
 
 

Fez oito anos, no passado dia 9 de Abril de 2007, que as Noites de Poesia de Vermoim deram os seus primeiros passos.

 

Nesse dia, uma sexta-feira do mês de Abril de 1999, pelas 21,30 horas, na Residência Paroquial de Vermoim, perante uma assistência de 77 pessoas e depois das palavras de apresentação do Sr. Padre Zé, Pároco de Vermoim, do Sr. António Augusto, pela Junta de Freguesia de Vermoim e da Sr.ª D. Maria Mamede, pelo Movimentum – Arte e Cultura, 13 poetas disseram poemas sobre a “Primavera” (foi este o Tema da 1ª Noite de Poesia de Vermoim) e, mais tarde, no tema livre, voltaram a declamar.

 

Infelizmente, desta primeira sessão, apenas recebemos os poemas de Adérito Morais “Natal”, “O Palhaço” e “Fraternidade” e da jovem Silvina Monteiro “Ser Adolescente”.

 

Por ordem de entrada intervieram os poetas Silvina Monteiro, Maria Jerónima, José Gomes, Manuel Gregório, Conceição Baptista, Maria Mamede, Maria Sofia Pinto, Maria da Luz Mouta, Sílvia Gomes, Susana Afonso, Maria de Fátima Leitão, Adérito Morais e Arnaldo Silva.

 

Foi neste primeiro dia que a Ivone Delgado e o Bruno Pedro nos maravilharam com as suas vozes e as suas interpretações de músicas dos Madredeus e Zeca Afonso, entre outros.

 

Nesta mesma sessão Susana Afonso (em flauta), Pedro Gomes (clarinete), Leandro Soares, Luís Costa e Luís Pato interpretaram trechos de música clássica.

 

Durante estes oito anos as Noites de Poesia de Vermoim foram ganhando o seu lugar de direito, em prol da cultura em Vermoim, movimentando centenas de pessoas nas suas mais variadas actividades, nomeadamente nas Noites de Poesia no Salão Nobre da Junta de Freguesia, na Residência Paroquial ou na Ex-Pamaial, dando voz aos poetas de Vermoim (e de outros pontos do país) que foram aparecendo, aos jovens cantores e músicos, nomeadamente o Rerum Novarum, Orfeão Harmonia, Sol na Eira, Grupo de Janeiras de Vermoim, Musiquatro - Quarteto de Clarinetes, José Silva, Trio/Quarteto da Filarmonia de Vermoim, entre tantos outros, e às vozes encantadoras da Ivone e do Bruno que nos acompanham desde essa altura.

 

Durante estes oito anos salientamos, entre outros, o tema dedicado aos nossos poetas consagrados e que foi prontamente aceite. A acção pedagógica que se desenvolveu no trabalho de pesquisa efectuado pelos poetas (e por nós próprios!) foi gratificante, pois contribuiu para um melhor conhecimento dos grandes vultos da nossa literatura.

 

O espírito de tertúlia, prontamente estabelecido, a amizade que nos irmanou, os poemas que foram dedicados aos poetas temáticos, a declamação de poemas, a presença nas nossas sessões de jovens e menos jovens, o encanto da música e das vozes que a interpretaram, enriqueceram as Noites da Freguesia de Vermoim e as pessoas que a elas assistiram.

 

Trazer para a luz do dia a obra e factos curiosos da vida e da personalidade de poetas como Florbela Espanca, Pedro Homem de Mello, Augusto Gil, António Nobre, António Gedeão, Sophia de Mello Breyner, Mário Sá Carneiro, entre tantos outros, veio enriquecer e interessar cada vez mais o público que aparece mensalmente nas nossas Noites de Poesia de Vermoim.

 

Só por isto valeu a pena coordenarmos estas Noites!

 

Esperamos continuar a desempenhar o nosso trabalho enquanto Vermoim apostar nestas manifestações culturais, os poetas e o público em geral aparecerem nos primeiros sábados de cada mês, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim.

 

Parabéns às Noites de Poesia em Vermoim pela passagem do seu 8º aniversário.

 
Um abraço a todos vós.
 
José Gomes


Nada melhor para rematar este aniversário é ouvir um poema da Maria Mamede, tnterpretado pelas vozes da Ivone e do Bruno. A composição musical deste poema é da autoria da  Ivone Delgado/Bruno Pedro e está incluída no CD promocional "Sons do Vento"


1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D