Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Movimentum - Arte e Cultura

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura

01
Mai07

Noites de Poesia em Vermoim - o programa...

zeca maneca

 
Sábado     5 Maio 2007
 às 21,30 horas






 Tenho laços, tenho fitas


Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim

Lugar da Igreja - 4470-303 Maia




O Laço de Fita
 
Não sabes, criança? ´stou louco de amores...
Prendi meus afectos, formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.
 
(…)
Pois bem!... Quando um dia na sombra do vale
Abrirem-me a cova... formosa Pepital
Ao menos arranca meus louros da fronte,
E dá-me por c'roa...
Teu laço de fita.
 
Castro Alves

-----------------------
 

Castro Alves nasceu em 14 de Março de 1847, na vila de Curralinho, no Brasil.

Começou a estudar Direito em 64 na cidade do Recife acabando por concluir o curso, em S. Paulo, em 68. Foi considerado mau estudante mas muito bom poeta.

Em 62 escreveu o poema "A Destruição de Jerusalém", em 63 "Pesadelo", "Meu Segredo", já inspirado pela actriz Eugénia Câmara, "Cansaço", "Noite de Amor", "A Canção do Africano" e outros.

"A poesia", dizia, "é um sacerdócio — seu Deus, o belo — seu tributário, o Poeta." O Poeta derramando sempre uma lágrima sobre as dores do mundo. "É que", acrescentava, "para chorar as dores pequenas, Deus criou a afeição, para chorar a humanidade — a poesia."

A partir de 1864 apaixonou-se pelas grandes causas da liberdade e da justiça — as lutas da Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel civilizador da imprensa e a campanha contra a escravidão. Começou a escrever sobre os sofrimentos dos negros escravos (O Navio Negreiro), o martírio de todo um continente (Vozes d'África).

Em S. Paulo, nos fins de 68, feriu-se num pé com um tiro acidental por ocasião de uma caçada, do que resultou longa enfermidade, em que teve o poeta que se submeter a várias intervenções cirúrgicas e finalmente à amputação do pé.

A sua saúde foi-se degradando, conduzindo-o a uma tuberculose pulmonar que o viria a vitimar em 1981.

 
José Gomes
22 Abril 2007





 Temas:
Tenho laços, tenho fitas
Livre
 
Colaboração Musical:

- “Trio da Filarmonia de Vermoim”
(Bárbara Gaspar, Cláudia Ferreira, Pedro Gomes e Vítor Soares)

 
 
Colaboração Especial:

 Participação poética da

Universidade Sénior dos Capuchinhos
 
 
 
Apresentação e coordenação:
 

 

 

“Noites de Poesia em Vermoim” é um espaço cultural dinamizado por Movimentum - Arte e Cultura no primeiro sábado de cada mês, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim (Maia), pelas 21h30m.

A primeira parte da sessão é dedicada a um tema previamente escolhido. Na segunda parte o tema é livre. As sessões são intercaladas com música e canções interpretadas por cantores e músicos nossos convidados.



 
     TENHO LAÇOS, TENHO FITAS
 
Tenho laços, tenho fitas
Num amor intemporal
Tenho laços de desditas
Fitas de bem e de mal...
 
E tenho presas no peito
Do coração à razão
Fitas de sonho desfeito
Em nós de desilusão...
 
Por isso, não quero mais
Possuir laços ou fitas
No tempo desta vivência;
 
Quero amores ao meu iguais!
Para as dores e as desditas
Já não tenho paciência!...
 
 
Maria Mamede
25/04/07
  
 

Colaboração:
    Junta de Freguesia de Vermoim
Paróquia de Vermoim




É este o programa a ser distribuído na próxima Noite de Poesia em Vermoim.

Contamos com a vossa presença e com os vossos trabalhos.

E, claro, com a vossa colaboração na divulgação deste evento...





4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D