Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Movimentum - Arte e Cultura

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura

03
Jun07

Noites de Poesia em Vermoim – a reportagem de 2 de Junho

zeca maneca


(Reportagem da Noite de 2 de Junho de 2007)





Aproxima-se Junho, o mês dos Santos Populares e, também mais uma Noite de Poesia em Vermoim, como sempre acontece há 8 anos, no primeiro sábado de cada mês, pelas 21h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim. A próxima sessão não podia ficar alheada da quadra, por isso o desafio que lança aos poetas é: "Vamos lançar mil balões". Em quadra, verso alexandrino ou em redondilha, o que importa é participar, "oh poetas da minha terra!". A música será dos "Sons do Vento"

Foi assim anunciada no “sítio” da Junta de Freguesia de Vermoim (http://www.jfvermoim.org/) a “Noite de Poesia” de ontem. Ao contrário do que poderíamos esperar do tema e da época festiva que sugeria, poucos poetas apareceram.

Mas dos poucos que fomos conseguimos fazer deste serão uma sessão agradável e participativa. Até o presidente Aloísio Nogueira tirou mais uma cartola do saco e presenteou-nos com o “rap do puto Lipe” e a “Ode ao Vasquinho” dedicados aos seus filhos Filipe e Vasco.

A Maria Mamede, operada há pouco mais de uma semana, esteve ausente tendo mandado um abraço e uma palavra de carinho para todos os presentes e o respectivo “trabalho de casa” que foi lido pela Otília Martel.

Foi transmitido o “pedido de desculpas” da ausência do Armindo Cardoso, presente na cerimónia de homenagem ao poeta Castro Reis.

A acção “Limpar o rio Almorode” a desenvolver no dia 7 de Junho foi explicada pelo Tesoureiro da Junta, Mário Jorge, e pelo Presidente, Aloísio Nogueira, tendo sido lançado um desafio aos poetas para aparecerem na próxima 5ª feira, 7 de Junho, pelas 9,30 H, na Junta de Freguesia.

Intervieram no tema “Vamos lançar mil balões” os poetas Avelino Fernando, Maria Mamede (pela voz de Otília Martel), Isabel Cruz (Poesia na Net – pela voz de José Gomes), Ercília Freitas e João Diogo (Poesia na Net – pela voz de Fátima Fernandes).



No tema “Livre” colaboraram os poetas Avelino Fernando, Ercília Freitas, José Gomes, Domingos Ferreira, Teresa Gonçalves, Alice Campos, Fátima Ferreira, Carlos Andrade (desta vez sem a viola!!!) e Aloísio Nogueira.

Os “Sons do Vento” (Ivone Delgado e Bruno Pedro) interpretaram temas dos Madredeus (A vida boa), Popular (Pastor da choupana), Minha amora madura e o Canto Moço de José Afonso.

Carlos Andrade, desta vez sem a viola, cantou-nos um "Arranjo sobre Adriano".



Voltaremos a Vermoim no dia 7 de Julho, às 21,30 horas e o tema proposto para esta noite é  “Tanta concha, tanta areia”.


Será a última “Noite de Poesia em Vermoim” antes das férias de verão…


Cá vos esperamos!

 

José Gomes




(Carlos Andrade interpreta "Arranjo sobre Adriano")

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D