Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Movimentum - Arte e Cultura

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura foi criado em Novembro de 1993. Ao longo destes 14 anos desenvolvemos trabalhos nos campos da Poesia, Artesanato, Exposições e Certames Culturais. Este blog pretende dar-lhe a voz que tem direito.

Movimentum - Arte e Cultura

29
Ago06

O BANHO SANTO...

zeca maneca

 

S. Bartolomeu e o Banho Santo

 
Na foz do rio Douro, no Porto, este dia continua a ser festejado, não apenas com o banho ritual na praia, mas também com o cortejo de São Bartolomeu, ou mais conhecido, pelo Cortejo do Traje de Papel.
 
Trata-se de um desfile que percorre as principais ruas da freguesia, com centenas de figurantes com fatos feitos em papel crepe de diversas cores, mostrando modelos antigos ou mais actuais, mas sem deixar perder a tradição.
 
No final do desfile todos os participantes se juntam para um banho colectivo. Assim, o banho santo significa uma oferta ritual, simbolizada nos trajes de papel às águas do mar, tendo por objectivo receber os favores de São Bartolomeu (este santo é o padroeiro das crianças que intercediam para serem curadas da gaguez, do atraso da fala, do medo e da epilepsia.).
 
A origem da festa é anterior a 1869, sabendo-se que por esses tempos era costume acorrerem à Foz ranchos de romeiros para tomarem banho. Em simultâneo realiza-se uma feira de artesanato com o objectivo de divulgar o artesanato nacional. A par dos festejos mais profanos, realiza-se uma missa solene na Igreja Matriz de São João Baptista da Foz.
 
Assente em características supersticiosas, de devoção ou crença do povo, ainda hoje se acredita que o banho de mar tomado no dia 24 de Agosto serve de cura e prevenção contra o mal sendo o malefício exorcizado pela acção da água tornada miraculosa nesse dia por São Bartolomeu.
 
De acordo com a tradição local e com as histórias que o povo tece, São Bartolomeu foi morto e deitado ao mar, aparecendo o seu corpo nas águas da Foz no dia 24 de Agosto.
 
Neste domingo fui fotografar o cortejo, o banho santo, desci à “piscina” na praia da Luz, calquei a areia húmida (coisa que já não fazia há anos!), piquei as solas dos pés nas rochas e, se isso ainda não bastasse, apanhei em cheio com os restos de um fato de papel atirado por um dos participantes do cortejo, que molhou e tingiu-me a camisa …
 
Ah!!! E sobre o cortejo deste domingo
 
O tema do cortejo foi o cinema… desde a “Guerra das Estrelas”, “Música no Coração”, “Trinidad, o cowboy indolente”, índios, xerifes, polícias, passando pelo “Pátio das Cantigas” e as figuras características de Vasco Santana, Laura Alves, António Silva… foi um festival de cor e alegria.
 
Espero que as fotos ilustrem alguma coisa.
 
 
 


A Canção de Lisboa




A Guerra das Estrelas




Trinidad...



Os índios da meia praia...




Antes do banho...





Em pleno banho...



 

Texto - José Gomes
Fotos - Milú Coelho Gomes (as melhores conseguidas...) e José Gomes (as outras...)
Música - Gal Costa canta Tom Jobim - "A Felicidade"



1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D